ONDAS CURTAS - PRESENTE E FUTURO
As ondas curtas ainda são eficazes hoje em dia?
A resposta é "SIM"! Ainda existem milhões de ouvintes de ondas curtas em vários
países ao redor do mundo, e em algumas áreas, estes ouvintes de ondas curtas parecem estar
a aumentar no século XXI.
Uma recente pesquisa feita na Nigéria mostrou que num período de 10 anos, a percentagem de ouvintes que utilizam ondas curtas quase duplicou! Até nos Estados Unidos, ouvintes que usam o rádio de ondas curtas duplicou entre 1990 e 1994.
Existem muitas regiões no mundo onde mais da metade das casas dispõe de um aparelho de rádio de ondas curtas. Ondas curtas é o meio mais econômico de atingir o mundo por meio do rádio. Cobre uma grande área, e com o despertar da era digital das ondas curtas, a qualidade irá aumentar fortemente. As ondas curtas são o único meio que não tem restrição pelas leis dos países receptores.
Outros métodos de transmissão (especialmente AM e FM local) precisam de permissão dos países onde operam, o que muitas vezes é impossível. Isto acontece por que o rádio de ondas curtas ainda é muito popular em países que têm meios de comunicação restrictos e controlados. Ás vezes o rádio de ondas curtas é a única fonte de informação imparcial que as pessoas acham de imediato ao sintonizar o rádio.Será pouco provável que num futuro próximo as novas tecnologias de acesso à informação tirem lugar à onda curta. Para muitos países pobres ou ditatoriais saber a marcha do mundo implica apenas um rádio, pequeno que seja e que até pode funcionar a corda ou a energia solar.
Comentários
Newton (não verificado)
Qua, 2011-11-23 17:29
Ligação permanente
Re: Presente e futuro das Ondas Curtas
O Rádio é um meio de comunicação extremamente popular no Brasil, ele consegue obter milhões de ouvintes diariamente, dentre as qualidades deste meio temos:ele é barato, baixo custo de manutenção, fácil portabilidade, programação, diversão "gratúita", enfim dada estas características acredito que as ondas curtas -OC- ainda tem um futuro, apesar de alguns pessimistas acreditarem que a internet, ou mais precisamente a rádio na internet irá tomar o lugar das OC, e de certa forma, algumas emissoras tradicionais a algum tempo estarem a encerrar ou pelo menos diminuir as emissões, possa ser um indício desta tendência, mas o futuro irá dizer quem será o vencedor,...