RÁDIO - Os primeiros passos
Há 100 anos, davam-se os primeiros passos tanto a nivel cientifico, como Tecnológico, Num caminho que havia de conduzir a um dos mais importantes meios de comunicação do século XX. A Rádio. A radiodifusão ou como era então designada, a radiotelegrafia, não foi o resultado de uma experiência isolada de um só homem, mas sim de um somatório de experiências e inventos que se foram complementando no tempo e que culminaram num tão grande processo de comunicação que se mostrou capaz de alterar o rumo da civilização até aos dias de hoje.
O inicio da radioelectricidade reporta-se ao século XIX e a ela estiveram ligados vários nomes. Em 1800, Chappe punha em prática o Telégrafo que acompanhava os caminhos de ferro. Também nesse ano aparecia a pilha através do fisico Volta. Outros nomes como Oersted, Faraday, Ampère, Fresnel, Maxwell, Hertz e claro, Guilherme Marconi. Foi este fisico italiano, estudante em Bolonha, que foi o autor das revolucionárias experiências nas técnicas da comunicação. Numa experiência que realizou no Jardim de sua casa, Marconi conseguiu transmitir, no ano de 1895, sinais Morse sem auxilio de quaisquer fios. Era uma importante descoberta que, de imediato, começou a gerar grande polémica nos meios cientificos de então. Perante isto, Marconi foi levado a pedir o registo desta invenção no dia 2 de Junho de 1896.
As primeiras experiências surgiram em Itália e depois na Inglaterra. Inicialmente as distâncias não ultrapassavam os metros e só mais tarde se chegaram às milhas de distância, de agora em diante seria necessário aprefeiçoar os métodos de transmissão.
1897 ; É instalada a primeira estação em Spezia. Esta estação estabelecia a comunicação entre os navios de guerra italianos, a uma distância que chegava às 12 milhas. Pode pois observar-se as utilizações que eram dadas a estas novas tecnologias, de que a itália tirou partido nessa época. Ainda este ano surge a primeira companhia que iria explorar a patente Marconi: a T.S.F.
1899 ; A Companhia T.S.F. prestava um serviço extraordinário: Ao lançar um pedido de socorro para os tripulantes de um navio farol que se havia afundado, auxiliados prontamente, os apelos via rádio evitaram a perda de qualquer vida.
Graças às descobertas de Edison e de Lee de Forest em 1906, que permitiram a amplificação tanto da emissão como da recepção, o alcance da T.S.F. ganhou nova dimensão. e em 11 de Novembro de 1918 já foi possivel escutar em todo o mundo que a guerra havia, de facto, acabado. A primeira estação de rádio de que há registo foi a K.D.K.A, instalada numa garagem em Pitsburg nos EUA, foi inaugurada a 2 de Novembro de 1920, com a noticia da vitória de Warren Harding nas presidenciais desse ano.
1921 ; Surge o emissor da Torre Eiffel, com emissões regulares, depois de um período experimental na altura da guerra, época das grandes radiodifusões.
1922 ; Outubro 6 ; Surge a Radiola da sociedade Francesa radioeléctrica, instalada em Levallois. Teve o mérito de ser a primeira a incluir na sua programação informativa, blocos Musicais. Também em 1922, uma sociedade de radiodifusão surge com o nome de BBC, que nos dias de hoje dispensa quaisquer apresentações.
Leia também:
Pioneiros da Rádio
Comentários
Vanderi (não verificado)
Qua, 2009-08-12 01:49
Ligação permanente
Re: Os primeiros passos
Muito impórtante esta página, este conteúdo vem contribuir para o conhecimento de leitore com eu que busca conhecer a história do rádio. Aqui pode se ver a evolução deste meio de comunicação tão antigo mas pouco conhecido em sua tragetória pela história da humanidade. Desde a sua invenção o rádio vem desempenhando uma integração entre as pessoas de todas as classe, raça, religião, por ser de grande utilidade e de facil acesso. Toda pessoa
sabe o que é um rádio mas a maioria desconhece a história da evolução do rádio. Este site é uma ótima colaboração aos que busca conhecimento sobre os meios de comunicação.
parabéns!