Ribatejo na rota da Guerra Fria
Você sabia que o maior posto emissor da Rádio Europa Livre funcionou durante quase 50 anos em Glória do Ribatejo, a algumas dezenas de quilómetros de Lisboa, colocando esta região na rota da "guerra fria"?
No início dos anos 50 foi construído na Glória do Ribatejo um centro retransmissor em onda curta da Rádio Europa Livre (RARET), que transmitia para os países do Leste europeu o American Way of Life.
Este complexo, controlado pelos americanos, transmitia incessantemente programas para os países dominados pelo comunismo, gravados na Alemanha por dissidentes e combatentes do regime soviético e transmitidos, para lá da "cortina de ferro", a partir de Portugal.
A sua situação priveligiada para a transmissão em onda curta para a União Soviética bem como as grandes planicies Ribatejanas, colocaram Portugal e o Ribatejo na rota da "guerra fria" de forma quase secreta.
Actualmente, poucos documentos restam desse tempo, ficaram as estruturas e uma história quase Inverosímil, que urge contar, embora omissa nos seus pormenores mais secretos e caricata nos constrangimentos que causou.
Nota: As imagens que ilustram esta série de artigos têm um valor documental extremamente importante, daí a sua publicação a pesar da sua fraca qualidade.
- RARET - Rádio Europa Livre
- Breves notas
- Ribatejo na rota da Guerra fria
- Compreendendo o passado
Importante artigo, quase autobiográfico, escrito por Mário Portugal Leça
Foto: Cortesia de Roberto Caneira