A Rádio em África (12)

Separadores primários

Foto 1
Foto 2
Foto 3
Foto 4
Foto 5
Read time: 0 mins

Não escondo o meu grande apreço por Angola. Ele é sentimental e é cultural. Por isso, a história da rádio daquele país no período colonial teve grande importância na minha investigação, definindo seis etapas (1938-1975) [a partir do meu livro A Rádio Colonial em Angola, 2020].

1. Rádio clubes

A primeira etapa surgiu na década de 1930, aquando do início dos rádios clubes, com muita experimentação, irregularidade de emissões e dificuldades financeiras de manutenção. A realidade no terreno mostrou o surgimento de estruturas nas diversas cidades de Angola, dentro do espírito cultural e político da colonização portuguesa e de afirmação das forças vivas como funcionários públicos (militares, professores, médicos, serviços da Fazenda), comerciantes, agricultores e industriais. Os clubes radiofónicos combinavam atividades como transmissão de programas e solidariedade cultural (reuniões dançantes, atividades de entretenimento, representações de teatro).

A segunda etapa iniciou-se em 1951, com a mudança política da designação de colónia para província ultramarina. Para responder à alteração, o governo do território sentiu necessidade de criar uma estrutura radiofónica oficial, embora muito débil nos anos iniciais, a acompanhar o esforço de colonizar Angola para o interior para além de permanecer em alguns pontos da costa atlântica. A rádio funcionaria como elemento moderno a acompanhar à ida de colonos para o interior (sertanização) e a povoar com atividades comerciais e de cultura. As ondas curtas da depois designada Emissora Oficial foram essenciais nesse fluxo, com produção própria e muitas retransmissões de programas oriundos de Lisboa.

[continua]

(imagens: da esquerda para a direita, em pé Raúl Indipwo (Duo Ouro Negro) e Emídio Rangel; sentados, Rui Lima, Mário Gomes, Sebastião Coelho e Luísa Pereira Venâncio, Rádio Comercial de Angola; José Amado, locutor de Rádio Clube de Angola, junto à sede e ao carro sonoro, setembro de 1941, Foto Sport; CR6AA, uma das estações pioneiras; capa da revista Angola Rádio, julho de 1941)