História

Padre Landell: o brasileiro que inventou o wireless

1ª orelha:
A história de Roberto Landell de Moura é “um retrato das vicissitudes que marcam a trajetória da ciência brasileira”, define o professor doutor Gildo Magalhães, da USP.
Com poucos recursos financeiros, foi pioneiro na transmissão da voz por ondas de rádio, projetou a televisão etc. Abriu a porta que, nos tempos modernos, viabiliza diversas invenções sem fio, como o telefone celular.
Envolto, porém, no conflito secular entre obscurantismo e ciência, teve os sonhos despedaçados, ficando à margem da memória oficial.

Read time: 0 mins

APREENSÃO DE POSTOS De T.S.F.

Lembram-se de, no post sobre a atribuição de indicativos, eu ter falado na apreensão pelas autoridades das primeiras estações a funcionar a partir de março de 1925?
Aqui fica a notícia e opinião, publicada na revista TSF em Portugal, junho de 1925. O português é o original.

Read time: 3 mins
Categoria livre: 

Curiosidade sobre a atribuição dos indicativos

Não é para me gabar... mas sempre fui muito curioso, e, falando-se em radioamadorismo, as coisas não são exceção!
Uma curiosidade tinha a ver com a forma como eram atribuídos os indicativos com duas letras, uma vez que, na generalidade dos casos que conheço, a idade dos operadores não se encaixa na cronologia temporal da sequência.
É evidente que esses indicativos estariam a ser atribuídos a operadores mais novos, por estarem disponíveis.
Mas, qual seria o critério?
Numa pesquisa recente, encontrei na Web uma página que responde a esta minha dúvida existencial.

Read time: 3 mins
Categoria livre: 
Imagem: 
Foto de CT1AA
Equipamentos de CT1AA

Irmãs Meireles

O autor deste livro é um colecionador e profundo conhecedor da história do cinema luso, há muito desejava escrever um trabalho sobre as Meireles. Exímio e apaixonado pesquisador do assunto, foi através de um dos seus blogs sobre os “Anos d’Ouro do Cinema Português” que travamos os primeiros contatos.

Read time: 0 mins

Machinas Fallantes

Este volume pretende dar a conhecer as dinâmicas da recepção social em Portugal das tecnologias de gravação e reprodução sonora, surgidas no final do século XIX.
Nos primeiros anos do século XX as «machinas fallantes» (a designação comum de qualquer aparelho de reprodução de som gravado) espalharam-se tímida mas eficazmente pelos estabelecimentos comerciais das principais cidades do país. Contudo, pouco se sabia sobre a sua existência e convivência com a sociedade portuguesa.

Read time: 0 mins

Páginas