Galeria de áudio

Gramofônica

A série conta em detalhes, sem perder a leveza, histórias dos discos em 78 rotações por minuto, que existiram no Brasil entre 1902 e 1964.

Os seis episódios oferecem recortes desse universo amplo. A concepção e a apresentação são da radialista e pesquisadora Biancamaria Binazzi.

Read time: 0 mins

Episódio 6 - Caipiras paulistas em 78 rotações

No último episódio da série dedicada à discografia brasileira em 78 rotações, Gramofônica apresenta alguns dos primeiros discos de música caipira gravados em São Paulo.

O programa conta com depoimentos da historiadora Juliana Perez Gonzalez (“A indústria fonográfica e a música caipira gravada: uma experiência paulista”), da musicóloga e foliã de reis Priscila Ribeiro (Trio Maria Fumaça) e do compositor e pesquisador Ivan Vilela (“Cantando a própria história: música caipira e enraizamento”).

Read time: 0 mins

Episódio 5 - Música de feitiçaria no Brasil

No quinto episódio da série, Gramofônica visita os discos de macumba e candomblé apresentados por Mário de Andrade na conferência literária “Música de Feitiçaria no Brasil”, em 1933. Nesse trabalho, publicado postumamente pela musicóloga Oneyda Alvarenga, o turista aprendiz investiga as relações entre música e espiritualidade a partir de suas anotações de viagens e escutas em sua vitrola.

Read time: 0 mins

Episódio 4 - A discoteca folclorística de Mário de Andrade

No quarto episódio da série, Gramofônica percorre uma seleção musical preparada pelo poeta modernista Mário de Andrade a pedido do Ministério das Relações Exteriores. Intitulada Discoteca Folclorística, a seleção busca exemplificar as formas e os gêneros da música de tradição oral a partir de discos comerciais gravados na década de 1930.

O programa conta com a participação da pesquisadora Flávia Camargo Toni (Instituto de Estudos Brasileiros – IEB/USP) e do etnomusicólogo Carlos Sandroni (Universidade Federal de Pernambuco).

Read time: 0 mins

Episódio 3 - Sono sonoro: acalantos em 78 rpm

No terceiro episódio da série, Gramofônica visita o universo dos acalantos e cantigas de ninar gravados em discos de 78 rotações. Mais do que canções para embalar, os discos guardam documentos sonoros sobre histórias adormecidas, mitos, medos, fantasias, relações e tradições.

O programa conta com participações da pesquisadora Magda Pucci (“Mawaca”), da psicóloga Silvia de Ambrosis (“Canção de ninar brasileira – aproximações”) e do músico e arte-educador André Luiz Pereira dos Santos (“Quando o instante canta”).

Read time: 0 mins

Episódio 2 - O circo e o disco

No segundo episódio da série, Gramofônica mostra como o circo e os artistas circenses foram fundamentais na consolidação da indústria fonográfica no Brasil. Dedicado aos cantores palhaços Benjamin de Oliveira e Eduardo das Neves.

O programa conta com participações das historiadoras Hermínia Silva (“Circo-Teatro: Benjamin de Oliveira e a teatralidade circense no Brasil”) e Martha Abreu (“Da senzala ao palco”) e da socióloga e musicista Lívia Mattos (“Música no circo brasileiro”).

Read time: 0 mins

Carlos Drummond de Andrade - Para Sempre


Por que Deus permite
que as mães vão se embora?
Mãe não tem limite,
é tempo sem hora,
luz que não se apaga
quando sopra o vento
e chuva desaba,
veludo escondido
na pele enrugada,
água pura, ar puro,
puro pensamento.
Morrer acontece
com o que é breve e passa
sem deixar vestígio.
Mãe, na sua graça,
é eternidade.
Por que Deus se lembra
- mistério profundo -
de tirá-la um dia?
Fosse eu Rei do Mundo,
baixava uma lei:
Mãe não morre nunca,
mãe ficará sempre
Read time: 0 mins

Páginas