A história dos amplificadores a válvulas
Submetido por aminharadio em Dom, 2025-02-16 20:04Podcast gerado por inteligência artificial a partir do artigo História dos amplificadores a válvulas
Podcast gerado por inteligência artificial a partir do artigo História dos amplificadores a válvulas
Podcast gerado por inteligência artificial a partir do artigo Radioamadorismo, vencendo os limites
Podcast gerado por inteligência artificial a partir do artigo Guillermo Marconi
Podcast gerado por inteligência artificial a partir do artigo Portugal - 1922-1924
Podcast gerado por inteligência artificial a partir do artigo História da telegrafia sem fios
A série conta em detalhes, sem perder a leveza, histórias dos discos em 78 rotações por minuto, que existiram no Brasil entre 1902 e 1964.
Os seis episódios oferecem recortes desse universo amplo. A concepção e a apresentação são da radialista e pesquisadora Biancamaria Binazzi.
No último episódio da série dedicada à discografia brasileira em 78 rotações, Gramofônica apresenta alguns dos primeiros discos de música caipira gravados em São Paulo.
O programa conta com depoimentos da historiadora Juliana Perez Gonzalez (“A indústria fonográfica e a música caipira gravada: uma experiência paulista”), da musicóloga e foliã de reis Priscila Ribeiro (Trio Maria Fumaça) e do compositor e pesquisador Ivan Vilela (“Cantando a própria história: música caipira e enraizamento”).
No quinto episódio da série, Gramofônica visita os discos de macumba e candomblé apresentados por Mário de Andrade na conferência literária “Música de Feitiçaria no Brasil”, em 1933. Nesse trabalho, publicado postumamente pela musicóloga Oneyda Alvarenga, o turista aprendiz investiga as relações entre música e espiritualidade a partir de suas anotações de viagens e escutas em sua vitrola.
No quarto episódio da série, Gramofônica percorre uma seleção musical preparada pelo poeta modernista Mário de Andrade a pedido do Ministério das Relações Exteriores. Intitulada Discoteca Folclorística, a seleção busca exemplificar as formas e os gêneros da música de tradição oral a partir de discos comerciais gravados na década de 1930.
O programa conta com a participação da pesquisadora Flávia Camargo Toni (Instituto de Estudos Brasileiros – IEB/USP) e do etnomusicólogo Carlos Sandroni (Universidade Federal de Pernambuco).
No terceiro episódio da série, Gramofônica visita o universo dos acalantos e cantigas de ninar gravados em discos de 78 rotações. Mais do que canções para embalar, os discos guardam documentos sonoros sobre histórias adormecidas, mitos, medos, fantasias, relações e tradições.
O programa conta com participações da pesquisadora Magda Pucci (“Mawaca”), da psicóloga Silvia de Ambrosis (“Canção de ninar brasileira – aproximações”) e do músico e arte-educador André Luiz Pereira dos Santos (“Quando o instante canta”).
Membro do radiomuseum.org
Condições de utilização